Como ter ideias para videos? – Curso do Whindersson

Como ter ideias para videos?

23 de novembro de 2017

Se você já tem um canal no Youtube, ou se está pensando em criar o seu canal, sabe que vai precisar de muitas ideias para criar vídeos.

No início você vai ter muitas ideias, mas depois de um tempo vai ficar com a impressão de que já falou sobre tudo. Quem já faz vídeo para internet, sabe que as vezes as ideias acabam.

A gente já tem um texto sobre técnicas e processos criativos para ajudar a sua cabeça a ser mais criativa, mas agora vamos falar especificamente sobre como ter ideias para criar vídeos com muitas visualizações.

1) Fique ligado nos Trends

Os Trends são as tendências, ou seja, são os assuntos que estão em alta na internet. Existem várias maneiras de você descobrir quais são os assuntos que estão gerando uma boa repercussão na internet.

• Google Trends

Uma boa maneira de criar vídeos com muito alcance, é estar entre os primeiros a falar sobre um assunto que vai estar em alta na internet. O Google Trends é a ferramenta que vai te ajudar a conseguir essa proeza.

O site mostra quais são as notícias e assuntos que estão em alta no momento nas buscas do Google. Você pode criar vídeos falando o seu ponto de vista sobre esses assuntos, fazer sátiras, paródias, críticas ou até relacionar o conteúdo do seu canal à algum notícia.

Por exemplo, vamos super que você tem um canal sobre nutrição que um dos assuntos em alta no momento seja uma declaração infeliz do Donald Trump, presidente dos Estados Unidos. Você pode criar um vídeo com um título bem humorado dizendo "Os alimentos saudáveis que Trump poderia estar mastigando ao invés de falar essa besteira". Esse é só um exemplo de como você pode ser criativo e aproveitar o assunto do momento para criar conteúdo e atrair público para o seu canal.


Além de falar o que está em alta no momento, no Google Trends, você pode buscar uma palavra chave e descobrir a sazonalidade dessa palavra durante o ano.

Por exemplo, se você digitar a palavra ENEM, vai descobrir um pico de buscas em Janeiro, Maio e Novembro. Você pode usar isso e planejar o seu calendário de conteúdo do próximo ano e já criar vídeos antes dos outros Youtubers sobre o ENEM 2018.

• Trends Topics do Twitter

Outra maneira de descobrir tendências da internet é acompanhar os Trends Topics do Twitter. Tudo que viraliza nas outras redes sociais, viraliza primeiro no Twitter. Vale a pena ficar atento aos Trend Topics do Brasil e do mundo, e correr para criar vídeos com esses assuntos. Mas seja rápido porque o que é novidade hoje, pode ser um assunto ultrapassado amanhã. Na internet o timming pode ser a diferença entre o sucesso ou fracasso do seu conteúdo.

• Aba em alta do Youtube

Vale a pena usar a aba “Em Alta” do Youtube para entender que tipo de conteúdo do seu segmento ou até mesmo outros segmentos estão fazendo sucesso. Ter acesso a muitas referências vai te dar várias ideias para criar vídeos.

Atenção: Ver referências, entender o que está dando certo em outros canais ou nos trends da internet não significa que você deve perder a sua essência e e apenas copiar ou reproduzir conteúdo de outras pessoas. A ideia é que você utilize todas essas ferramentas para criar o seu conteúdo, com a sua identidade, com a sua opinião e visão de mundo. Essas estratégias só vão te ajudar se você conseguir imprimir sua personalidade na criação desse tipo de conteúdo. Outra coisa, a ideia não é criar apenas conteúdos com os trends, nada impede que você crie alguma coisa totalmente nova.


2) Conheça o seu público

No curso do Whindersson, um dos exercícios que mais ajudam os alunos a criarem conteúdos com muito engajamento é a lista de identificação. Nesse vídeo, ele explica que um dos segredos do seu canal é que ele consegue criar vídeos em que o público realmente se identifica.

"Uma forma de tornar o produto contagioso é fazendo com ele que seja associado a coisas do nosso dia a dia". Jonah Berger - Autor do livro contágio. Dica: Faça uma lista com coisas que o seu público se identifica.

Rhiana Ribeiro - Aluna do Curso do Whindersson

"Eu estou tendo resultados ótimos com o curso. Não tinha um canal no Youtube, mas tinha uma página pequena no Facebook, onde eu já havia postado uns 2 ou 3 vídeos, antes de começar o curso. As aulas me ajudaram muuuuuito com as minhas gravações, estou produzindo conteúdos cada vez melhores. Teve um exercício específico que mudou completamente o meu trabalho: fazer uma lista com 500 coisas que o meu público gosta, que foi logo nas primeiras aulas. Quando eu olhei eu pensei "Putz, 500 coisas vai ser impossível", levei uns dias para finalizar, mas consegui!!! E isso me ajudou a ter muito mais clareza do que eu quero entregar para as pessoas e a conhecer melhor o público para quem vou falar. Me ajudou muito mesmo, de verdade! Quando gravo um vídeo hoje, é muito mais fácil saber sobre o que vou falar".

3) Responda as perguntas do seu público

Entender o seu público, é saber o que ele está perguntando no Youtube. O volume de pesquisas feitas no Youtube é enorme e você pode criar vídeos responsando essas perguntas e conseguir milhares de visualizações.

Vamos dizer que você tem um canal sobre organização. Você pode ir lá no Youtube e digitar, "como organizar" e ver o que o auto completar do Youtube vai sugerir para o usuário. Pronto, você já tem ideias para pelo menos mais 9 vídeos.

4) Fique de olho nos vídeos relacionadas

O algoritmo do Youtube sempre mostra uma série de vídeos sugeridos e relacionados ao vídeo que você está assistindo. Se o Youtube está mostrando esses vídeo como sugestão, é porque ele sabe que o público se interessa por esse conteúdo. Você pode criar vídeos se baseando no conteúdo dessas sugestão e ter a certeza de que seu público vai se interessar.

5) Peça ajuda pra sua audiência

Você pode usar as suas redes sociais e pedir uma ajuda para a sua audiência, não apenas para pedir ideias de novos vídeos, mas para melhorar uma ideia que você já teve.

Na prática: Se você vai gravar um vídeo sobre viagem para Europa. Você pode escrever um post no Facebook, Twitter e Instagram e pedir para as pessoas darem dicas de lugares para se conhecer na Europa. Você pode ler respostas desse pessoal no vídeo e enriquecer bastante se conteúdo.


6) Julgue menos e teste mais

As vezes você tem um monte de ideias que não saem do papel porque você acha que elas não são boas. Mas a verdade é que você não vai saber se não publicar. É possível que aquele vídeo que você deixou de publicar porque não achou tão bom, ser o que mais teria acesso no seu canal. Publique mais, mesmo que a ideia não pareça tão boa num primeiro momento, você pode ser surpreender com o resultado.

7) Conte histórias

As pessoas adoram ouvir histórias desde sempre. É por isso que filmes, livros e contos sempre fizeram tanto sucesso. No Youtube não é diferente, os vídeos com histórias reais também fazem muito sucesso. Todos os grandes Youtubers aprendem e dominam a arte de contar histórias.

Faça uma lista das histórias que você adora contar quando está com seus amigos


8) Procure pessoas com conteúdo interessante

Os vídeos colaborativos ou collabs já são famosos no Youtube. O collab é quando dois ou mais criadores gravam vídeos juntos. Essa é uma forma de você se apresentar para a audiência do outro criador e vice versa. Mas além desse benefício, e talvez ainda mais valioso é trazer alguém com conteúdo interessante para o seu canal .

Não procure gravar apenas com Youtubers grandes que vão trazer inscritos, procure pessoas interessantes, mesmo que elas tenham canais pequenos, ou mesmo que nem tenham canal no Youtube. Procure médicos, professores, andarilhos, especialistas, artistas, enfim, pessoas que possam agregar conteúdo interessante para o seu canal e para o seu público. Na maioria das vezes as pessoas vão agradecer o convite e ficar felizes em ajudar, e de quebra essa é uma ótima maneira de se aproximar de parceiros construir relacionamentos.

9) Aproveite o seu dia a dia

Se você é palestrante, artista, professor, nutricionista ou atua em uma área que de alguma maneira possa usar seu próprio trabalho ou dia a dia para gerar conteúdo, faça isso. Grave, edite e publique no Youtube. O Publico vai gostar.

Recentemente os canais de Stand UP Comedy ganharam muito espaço no Youtube quando os humoristas começaram a filmar seus shows e publicar no Youtube. Palestrantes, professores, chefs de sozinha, pastores, padres, vlogueiros e até canais de televisão e rádio estão fazendo isso.


10) Conheça e experimente novos formatos

Vale a pena conhecer e testar gravar os mais diferentes tipos de formatos de vídeos e ver qual você mais tem facilidade, e qual o seu público mais gosta.