6 razões para você começar o seu canal no YouTube – Curso do Whindersson

6 razões para você começar o seu canal no YouTube

12 de julho de 2017

2017 foi o ano dos "criadores de conteúdo para internet". Eles conquistaram milhões de seguidores, fama e um bom dinheiro.

Esse movimento não começou em 2017, mas com certeza esse ano pode ser considerado o grande marco da era dos "influenciadores digitais". Não apenas para grandes nomes do YouTube, como o próprio Whindersson Nunes, Felipe Neto, Kéfera, Porta dos Fundos e vários outros canais grandes, que já estão em cena há muitos anos e que na maioria das vezes criam conteúdo de entretenimento.

Um bom exemplo desse movimento é o trabalho da jornalista Nathalia Arcuri, que deu adeus ao jornalismo tradicional para se dedicar a “carreira” de Youtuber. Ela já passou dos 37 milhões de visualizações e um milhão de inscritos no canal “Me Poupe”. O canal fala de finanças pessoais e investimentos, e tem cara do YouTube, com uma linguagem solta, irreverente e bem informal.

A jornalista Mara Luquet também escolheu abandonar suas colunas no Jornal da Globo e GloboNews para se juntar ao empresário e humorista Antonio Tabet no projeto da criação do primeiro canal de jornalismo profissional do YouTube no Brasil. O canal, ainda não tem nome, mas já recebeu um bom investimento do fundo de startups gerido pela Iporanga Investimentos.

As celebridades também estão entrando no jogo. Sabrina Sato, Celso Portiolli, Ivete Sangalo, Giovanna Ewbank, Fernanda Souza, Luana Piovani, Adriane Galisteu, Rafael Cortez já publicam ativamente e ganharam espaço na plataforma.

O segmento da educação também está crescendo. Muitos professores estão usando o YouTube como uma extensão da sala de aula e alcançando milhões de inscritos e visualizações.

Alguns canais de educação que estão fazendo sucesso no YouTube Brasil

Não é só a educação, pessoas das mais diferentes áreas de atuação estão ganhando visibilidade no YouTube.

Diversidade de conteúdos

Segundo o YouTube Insights 2017 , são 98 milhões de usuários mensais só no YouTube Brasil. Veja o infográfico com os dado da pesquisa.

 
 
YouTube Insights 2017

Preferências de consumo em vídeo

 

Quem consome música, gastronomia, moda & beleza, gaming e futebol no YouTube acredita que ele é o melhor lugar em toda a internet pra assistir a vídeos de seus interesses. Isso é 3 vezes mais que em TV aberta e 2 vezes mais que em redes sociais. E eles acessam o YouTube aproximadamente 4 vezes mais que as pessoas que usam a internet no geral..

 
youtube-insights

Youtube 32%

Redes Sociais 16%

TV Paga 15%

TV aberta 10%

 

86% acreditam que "O YouTube é o lugar onde encontro conteúdo sobre temas que eu amo”

 
  • Alcance Todos os caminhos levam ao YouTube

    No Brasil, 95% da população online acessa a plataforma pelo menos uma vez por mês.
  • MobileNa palma da mão

    Os usuários passam mais de uma hora por dia no mobile assistindo a vídeos na plataforma.
  • Público Jovem Os millennials moram aqui

    96% dos jovens de 18 a 35 anos acessam o YouTube.
  • Público Adulto O YouTube atravessa gerações

    60% das pessoas acima de 36 anos que consomem conteúdo de música, gastronomia, moda & beleza, gaming e futebol no YouTube acessam a plataforma uma ou mais vezes por dia.
  • Educação YouTube também é escola

    Para 31%, a plataforma é uma fonte de aprendizados.
  • Vendas Conteúdo também é produto

    Quem assiste a afinidades é 1,3 vez mais propenso a comprar alguma novidade.

Como se todas essas informações não fossem motivos o suficiente para você parar tudo o que está fazendo e começar a trabalhar no seu canal agora mesmo, você ainda tem 6 razões para criar o seu canal no YouTube.

1. O investimento para começar é baixo

Apesar de ver que muitos canais estão investindo em produções mais bem elaboradas, a internet é democrática e tem espaço para produções simples. Não são raros os canais com pouca ou nenhuma produção que alcançam milhares de inscritos e visualizações.

Uma super produção está entre os últimos itens da lista de responsáveis para um vídeo agradar o público do YouTube. No topo dessa lista aparecem a autenticidade, criatividade e identificação com o público.

Todos esses assuntos são amplamente abordados no curso de criação do Whindersson Nunes. Nesse curso você tem a chance de aprender a criar um conteúdo autêntico e interessante com o maior influenciador digital do Brasil, sem ter que investir em uma super produção para isso. Clique aqui para conhecer o curso e fazer sua inscrição.

2. Ainda é o melhor momento para começar

Olhar para os canais grandes com milhões de inscritos pode dar a impressão de que quem começou primeiro tem uma grande vantagem. Mas, a verdade é que começar hoje é muito mais fácil do que há 5 anos atrás. A maioria desses canais demoraram muito pra conquistar o primeiro milhão de inscritos. Hoje o YouTube tem o dobro da audiência, é muito mais fácil crescer, desde que você crie um conteúdo interessante para o seu tipo de público.

É bom lembrar, por exemplo, que quando o Whindersson Nunes começou, já existiam canais com milhões de inscritos e hoje ele tem o maior canal no Brasil. É normal se sentir desmotivado no início. É muito trabalho, pouca visibilidade e nenhum reconhecimento. Mas o começo de TODOS que são grandes hoje foi igual. Todos os dias um canal é "descoberto" e só quem está criando vai ter a chance de estar entre os próximos nomes da internet brasileira.

A comunicação está passando nesse exato momento por uma transformação e o melhor momento pra começar ainda é HOJE. As informações sobre criação de conteúdo, divulgação, planejamento do canal também estão mais acessíveis. É muito mais fácil aprender com quem já passou por esse caminho antes.

3. O YouTube trabalha para você

Como eu disse, hoje o YouTube tem o dobro de acessos e ele está sempre em busca de novos talentos. A coisa funciona assim: A plataforma precisa de bons criadores para manter os usuários, se o seu conteúdo for bom o YouTube vai recomendar você, ou na aba em alta, ou nos vídeos recomendados. Recentemente, eles até criaram uma feature de criador em ascensão, para promover criadores que estão em crescimento.

Se você conseguir manter uma boa taxa de retenção em seus vídeos, pode ter certeza que o YouTube vai te promover para milhões de pessoas. Você ajuda a manter os usuários na plataforma, ele te ajuda trazendo milhões de potenciais inscritos.

4. Todo mundo usa o YouTube para resolver seus problemas

As recomendações não são a única maneira de ganhar muitas de visualizações, são milhões de pesquisas todos os dias. Quem nunca foi no YouTube para procurar a solução para um problema não é verdade? Sabendo disso, se você aprender como posicionar os seus vídeos nos primeiros resultados de buscas, pode alcançar milhares de visualizações em seus vídeos.

Esse também é um assunto que é abordado pelo time de especialistas que fazem parte do Curso do Whindersson

5. Existem várias maneiras de monetizar seu conteúdo

A era dos criadores que tinham como principal fonte de ganho o AdSense, que são ganhos vindos de publicidade do Google em seus vídeos acabou. Com o aumento de visibilidade do YouTube, também aumentaram as oportunidades de monetização.

Produtos Licenciados

Sua imagem pode agregar valor aos produtos

Livros

Mercado Editorial

Publicidade

Vídeos e posts patrocinados

Cursos e Palestras

Online ou presencial

Negócios

Venda de produtos e serviços

6. É uma boa maneira de expressar a sua opinião para o mundo

O YouTube é uma plataforma muito pessoal e você pode usar toda essa visibilidade para o seu propósito. Para mostrar a sua visão de mundo, para dar voz as suas ideias, para falar o que você acredita e fazer essa mensagem alcançar muita gente. São muitos os canais que promovem o debate de ideias sobre estilo de vida, política, filosofia, cultura e ainda conseguem fazer disso sua profissão.

Você já tem motivos o suficiente para tirar as ideias do papel e começar a criar seu conteúdo. Você pode ser a plateia ou o personagem da próxima geração do YouTube

Hoje você tem a chance de conhecer de perto as estratégias e o processo criativo do maior Youtuber e influenciador digital do Brasil. Clique no botão abaixo para conhecer com detalhes o Curso do Whindersson.

No curso você vai aprender a desenvolver as 8 habilidades que ajudam o criador a ter sucesso na internet: Comunicação, criatividade, humor, gravação, performance, voz e canto, edição e monetização. Todo mundo tem potencial, mas só quem desenvolve suas habilidades consegue o que quer.